""Solo amicizia da offrire e niente da chiedere""

A família ANTONIOLI tem sua origem na Itália, com sua maior concentração na Região da Lombardia, e o nosso lema é :

"Solo amicizia da offrire e niente da chiedere".
Significado 
Oferecemos somente nossa amizade sem nada em troca  ) 

Também temos um Brasão da Família Antonioli do século XV.
  

O grupo que reúne nossa família é o CAI (Circulo Antonioli Internacional), com delegados por varias partes na Itália e no mundo.
No no link do Site pode-se obter mais informações:


A ORIGEM DO SOBRENOME ANTONIOLI 

Quantificar o tempo de existência  da família Antonioli é muito difícil, devido a falta de registros históricos .
Todavia o sobrenome “ Antonioli “ deriva do radical do nome em latim  “ANTONIUS”, ou seja, ANTÔNIO.
O nome ANTONIOLI,  significa filho de Antônio, ou aquele que veio de Antônio.

Entretanto raiz do nome Antonioli possui hipóteses de um significado: 

- Uma origem etrusca é hipotetizada e o significado pode ser "inestimável".

- Poderia estar ligado ao significado grego “antionos”, “nascidos antes".
- Poderia também ter derivado do grego Anthos e Logos , que significa “Colhedor de Flores".

O sobrenome Antonioli remonta ao início dos anos 1200, em grandes áreas do Lombardia Itália, particularmente em alguns lugares do Vale Valtellina na Lombardia fronteira com a Suiça . Os registros mais antigos da família são em Bormio na Itália perto de Suíça.


O sobrenome se espalhou nos tempos medievais graças ao culto aos santos,  Sto. Antônio de Pádua e Sto. Antônio Abate.
Nota :
Antigamente os registros eram feitos pela Igreja principalmente pelas certidões de batismo. Finalmente, no início do século XIX o registro civil como é conhecido hoje, ou seja, universal e laico foi criado com o advento do Código Napoleônico de 1804.
Todos os territórios sob o jugo de Napoleão Bonaparte foram obrigados a adotar o novo código, fato o qual afetou sensivelmente o poder da Igreja Católica.

Pode-se considerar que o Código Napoleônico tenha sido o maior legado de Napoleão à humanidade.
Em decorrência deste fato, registros civil ( certidões de nascimento, óbito etc.)  antes ou próximos a esta data não serão encontrados em cartórios Italianos (Anagrafe), todavia podendo os encontrá-los como antigamente eram feitos em certidões de batismos em igrejas. 


Temos Antonioli em vária regiões da Itália, entretanto a maior concentração esta no Norte da Itália, como podemos verificar na imagem abaixo :
    
Você mesmo pode procurar a origem do seu sobrenome na Itália, e ver onde mais se localiza sua família nos links abaixo. 




A Família Antonioli no Brasil não é grande, mas contem muitas vertentes perdidas na história, e isso torna muito complicado montar esse mosaico de informações, porém vamos tentar com ajuda de todos. 


1- Família Antonioli no Rio de Janeiro.

O país não dispunha de estruturas sanitárias capazes de mitigar o impacto de dezenas de milhares de pessoas que se transferiam do inverno europeu ao verão tropical do Rio de Janeiro. Diante das sucessivas epidemias de febre amarela e cólera, dentre outras, já em 1875, a capital passou a encaminhar os desembarques para outros portos (Vitória-ES; Benevente-ES; Santos-SP; São Francisco-SC;  Itajaí-SC; Desterro-SC; Porto Alegre-RS) dos navios carregados de emigrantes.

Embarcavam geralmente no porto de Gênova - Itália, em navio a Vapor com destino ao Brasil, principalmente para Capital do País na época o Rio de Janeiro.



Ao desembarcarem no Porto do Rio de Janeiro devido a viagem de 24 dias ou mais eram encaminhados à Hospedaria de Imigrantes na  Ilha das Flores. Trocavam de embarcação para um pequeno barco e navegam cerca de uma hora na Bahia de Guanabara até a Ilha das Flores.
 Podiam seguir direto de trem da Estação central do Brasil para uma hospedaria em outro estado, quando não existia vaga na hospedaria da capital do Rio de Janeiro.

Foto Porto do Rio de Janeiro - Destino Ilha das Flores 

Na hospedaria de Imigrantes da Ilha Das Flores em São Gonçalo - Rio de Janeiro, chegavam para descanso e triagem médica, assinavam seu contrato de trabalho e seguiam destino.
Foto Hospedaria Ilha das Flores 

As pesquisas foram feitas no Arquivo Nacional no link:

E na Hospedaria de Imigrantes de Ilha das Flores no link :


2- Família Antonioli no Espirito Santo.

A Família Antonioli do Espirito Santo imigrou para este Estado de duas formas;
A primeira forma é desembarcando nos portos do Espirito Santo, principalmente no porto de Beneventes - Anchieta.


Foto do Porto Beneventes Anchieta - ES

Vídeo Sensacional da Imigração no Espirito Santo

Uma outra forma foi a migração, ou seja,  posteriormente seus filhos e netos saiam de Minas para outros estados. Foi oque aconteceu com os Antonioli da minha família que vieram de Tombos, Minas Gerais, migrando para as cidades do Espirito Santo que fazem fronteira.
Maiores Informações sobre a Imigração Italiana no Espirito Santo, encontramos no site do Arquivo Público do Espirito Santo.
Também no livro “Italianos” uma obra de arte, onde temos um registro da chegada da Família Antonioli em 1875 um ano depois do primeiro imigrante italiano Pietro Tabachi em 1874 chegar ao brasil, como vemos abaixo .


O livro livro "Italianos" na minha opinião e a obra mais completa historiográfica dos imigrantes do Espirito Santo disponibilizada gratuitamente no link abaixo:
3- Família Antonioli das Minas Gerais.

A Família Antonioli de Minas Gerais desembarcavam  no porto do Rio de Janeiro dependendo das vagas na Hospedaria de Imigrantes Ilha das Flores no Rio de Janeiro, ficavam hospedados ou partiam direto para Estação de Trem do Rio de Janeiro, onde pegavam o Trem para Juiz de Fora, especificamente para bairro Mariano Procópio bairro da Hospedaria de Imigrantes Horta Barbosa.



Desembarcavam do trem na estação Mariano Procópio bairro de Juiz de Fora, em charretes moviam-se até a hospedaria de imigrantes Horta Barbosa passando sobre o rio Paraibuna para acessar o bairro da Tapera, hoje bairro Santa Terezinha .
  
Estação de Trem Mariano Procópio 

Da estação de Mariano Procópio seguiam na rua da Fazenda Tapera (na verdade seu nome era Fazenda da Pera) até a Hospedaria Horta Barbosa .

Foto Hospedaria Horta Barbosa 

Abaixo temos registro da minha Família vinda de Agnosine - Brescia – Itália, na hospedaria Horta Barbosa em MG data de 21 de março de 1896 juntamente com outros imigrantes.



As principais pesquisas feitas dos da Família Antonioli em Minas Gerais, foram feitas no Arquivo Público Mineiro no Link :
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/search.php


4- A Imigração Italiana no Brasil 

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Os ítalo-brasileiros são descendentes da enorme massa de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil entre 1870 e 1960.



Vídeo História da Imigração Italiana

5- A MINHA HISTÓRIA PODE SER A SUA .

Um histórico completo da família com DOCUMENTOS, REGISTROS, FOTOS e toda minha GENEALOGIA. Os seus antepassados podem estar nessa história confira no link abaixo :

https://antonioli-familia.blogspot.com/p/minha-historia-documentos-e-fotos.html




Contribua e Compartilhe

E os que que quiserem contribuir 
Recomendo baixar o aplicativo de celular Familysearch e montar facilmente sua árvore genealógica.

31 comentários:

  1. Gostei de saber que pertenço a uma família real.:)

    ResponderExcluir
  2. É mesmo!!! Esta Vendo Como os Castros também tem História com Os Antonioli ..rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!!!!!Essa história vem de séculos atrás....rsrsrs

      Excluir
  3. Olá Primo...Muito bom ter feito este Blog...meu avô é o Reny Antonioli ( seu tio avô)... te achamos no face ... depois me add ... a família é muito grande e unida... Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Por parte de pai meu sobrenome é antoniolli com 2 lls sou de Xanxerê SC

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sou Stefano Antonioli, filho de Roberto Antonioli, neto de Luíza Arami Antonioli e Roberto Antonioli, nasci no Brasil mas minha família veio de torino.

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é Matheus Antonioli, estou a procura de informações para solicitar minha cidadania italiana, a unica informação bem antiga que tenho, é de que meu tataravô João Antonioli, veio ao Brasil no ano de 1911; qualquer informações que voce tenha a respeito de histórias da família me mande por e-mail.
    theo.a.a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá, encontrei esse blog por acaso após uma consulta ao Google pelo sobrenome Antonioli. Sou neto do sr. JOSÉ ANTONIOLI. Caso tenha mais informações por favor, queira passar no email para mantermos contato. ed_antonioli@yahoo.com.br. Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns primo, "nosso blog" está lindo ! sou Regina Antonioli, sou uma, dos 07 filhos (6 mulheres e 1 homem) do Reny Antonioli, formamos uma grande e maravilhosa familia no Rio de Janeiro.
    Minha irmã Renilda foi quem encontrou esse blog, que nos motivou a iniciar o processo de Cidadania Italiana.
    Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
    Abç.

    ResponderExcluir
  10. Edson você sabe em ano nasceu exatamente a família Antonioli?

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Emiliano.
    Dizer quanto tempo tem a familia Antonioli precisamente é muito difícil , o registro em cartorio foi instituido por Napoleao Bonaparte por volta de 1810-1820, quando chegou na Itália e institui isto como obrigação. Antes disto o registro era precário , somente com registro de batismo e olhe lá , todavia ANTONIOLI, significa filhos de ANTÔNIO, cremos que é uma homenagem a Santo Antonio e essa homenagem seria possível depois do Cristianismo difuso na Italia,e a fama dos grandes milagres deste santo nsncido em 1195, acreditamos que por volta de 1400 DC tem origem os patriarcas Antonioli. Os registros mais antigos da familia é em Bormio - Itália perto de Suíça
    Abraço
    Edson Antonioli

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog Edson eu so Leandro antonioli filho de Jose Benedito Antonioli e neto de Ernesto Antonioli e só tenho a informação que meu avo veio em um navio da Itália e se casou aqui no brasil e como ele não tinha muito contato com a família então tem muitas brechas na minha historia mais parabéns pelo seu bolg.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou Elza Antonioli, filha de Arlindo Antonioli e neta de Fiore Avante Antonioli, será que somos
    parentes? Gostaria muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elza, sou neto de Rosa Antonioli, irmã do seu pai, também gostaria de ter mais informações dessa família, pois nem conheci meu bisavô.

      Excluir
  14. Sou Bruno cezar antonioli /filho de sandro Antonioli e neto de segismundo destri Antonioli

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Paulo Henrique Antonioli, não conheço muito da historia de minha família, mas sei que meus tataravós também vieram da Itália. Mora no município de Alta Floresta no estado do Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Ingrid Antonioli e sou bisneta de JOÃO ANTONIOLI, nossa família está pelo ES. Não conheço todos. Mas se alguém se prontificar, estamos aí. Segue meu e-mail Ingrid_antonioli@hotmail.com
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi sou Fabio antoniolli filho de jacimar Martins Antoniolli filho de Pedro Paulo Antoniolli filho de João Antonioli é queria conhecer um pouco mais sobre a linhagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fábio, como disse é uma família muito espalhada pelo mundo . Dependendo do que quer saber deve procurar em diferentes pontos . Esta é minha genealogia, fazendo parte dela as informações que tenho são estas por isso estão em anexo os documentos .. Foara disso somente no CAI http://www.gazzettaantonioli.com/ procurar um dos delegados italianos

      Excluir
  18. Sempre quis saber mais sobre meu sobre nome...agora sei! Meu bisavô era italiano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claudia
      Desculpa pela demora, é que praticamente não acesso mais este Site.
      Uma excelente dica para Você é :
      Baixe no seu Celular o Aplicativo " familysearch "
      ou entre na pagina deles e inicie sua busca
      https://www.familysearch.org/ .
      Espero ter ajudado -- Abraço

      Excluir
  19. Boa noite edson tudo bem? Meu nome é caroline Antonioli. Eu gostaria muito de saber sobre as origens dos Antonioli na italia. Meu se chamava Antônio Antonioli e era natural de veranopolis/RS. Nao conneço muito sobre os meus antepassados pois meu pai faleceu ha muito tempo e tenho pouco contato cmeus familiares. A família e bem numerosa por lá. Se tu puderes me dar algumas dicas a respeito eu agradeço bastante. Muito legal essa historia da sua família. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carol
      Desculpa pela demora, é que praticamente não acesso mais este Site.
      Uma excelente dica para Você é :
      Baixe no seu Celular o Aplicativo " familysearch "
      ou entre na pagina deles e inicie sua busca
      https://www.familysearch.org/ .
      Espero ter ajudado -- Abraço

      Excluir
    2. Olá Caroline, meu nome é Maquelen Antoniolli, sou de Veranópolis/RS. Se eu puder te ajudar... Abraço

      Excluir
  20. Gostei muito de saber que faço parte dessa familia

    ResponderExcluir
  21. Ola Edson tambem sou uma Antonioli meu pai era paulistano e meu avô
    era Americo Antonioli
    Caso voce queira entrar em contato comigo meu emsil é luluantonioli1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *